terça-feira, 3 de junho de 2008

BOBCAT - Nova plataforma para empilhadores telescópicos


A Bobcat ampliou a gama de acessórios para os seus empilhadores telescópicos com o lançamento da nova plataforma de trabalho, homologada para ser utilizada nos três modelos de maiores dimensões da gama: os empilhadores telescópicos T35120SL MP de 12 m, T40140 de 14 m e T40170 de 17 m.

A nova plataforma com homologação CE tem uma capacidade de 500 kg e pode ser utilizada por três pessoas ao mesmo tempo. Oferece uma série de vantagens em relação a outros produtos similares do mercado: É mais fácil de usar e apresenta uma série de características exclusivas destinadas a melhorar a segurança, aumentar a produtividade e proporcionar uma excelente fiabilidade.
.
Fabricada em aço, o que se traduz em solidez, a nova plataforma expande-se muito rapidamente desde uma largura inicial de 2,4 metros até uma largura total de 4 metros em questão de segundos. Duas portas laterais facilitam o acesso à plataforma.
A plataforma de trabalho é operada por um sistema de comando à distância montado no próprio acessório. Usando o sistema de comando à distância, a plataforma de trabalho pode ser girada 90º à direita ou à esquerda. Quando a bateria do comando à distância está quase gasta, emite-se um sinal de aviso e utiliza-se uma bateria auxiliar, que passa a proporcionar a energia necessária para operar a plataforma.

A fim de garantir o funcionamento seguro do empilhador telescópico e da plataforma, dispõe-se de uma série de características, entre as quais são de mencionar um indicador de carga independente e dois jogos de controlos de emergência idênticos, um, montado na plataforma, e o outro, situado na parte traseira do empilhador telescópico.

O indicador de carga montado na plataforma mostra ao operador em cada instante o peso da carga que está a transportar (de 0 a 500 quilos). Funciona da mesma maneira que os indicadores de carga clássicos, com uma luz vermelha, laranja e verde, que descreve o estado do peso da carga na zona de trabalho. Se a carga ultrapassar os limites de segurança, um sensor de sobrecarga bloqueia a elevação ou o movimento da plataforma e esta deixará de funcionar até se ter retirado peso da mesma.

O quadro de controlo de emergência está ligado directamente ao indicador de carga na plataforma. No caso de haver algum problema, como por exemplo, uma paragem do motor, sobrecarga da plataforma, etc., o operador pode premir o botão de paragem de emergência, que faz recolher a plataforma e baixar a lança. O quadro funciona através de uma bomba electro-hidráulica auxiliar que se instala quando se encomenda a plataforma. Na parte traseira do empilhador telescópico existe outro quadro de controlo de emergência que funciona da mesma forma que o da plataforma.

Todos os empilhadores telescópicos Bobcat T35120SL MP, T40140 e T40170 estão equipados com uma lança de design avançado. Esta lança de última tecnologia está fabricada em aço de grande resistência com um nível alto de elasticidade, que permite o uso de placas mais finas, com o qual se reduz o seu peso total. Deste modo também desce o centro de gravidade da máquina, ao mesmo tempo que aumenta a sua estabilidade. A lança também apresenta um dispositivo de contra-lança que permite manter uma linha recta praticamente perfeita quando está carregada ao seu máximo alcance.
Para além de baldes, outros acessórios disponíveis para os empilhadores telescópicos T35120SL MP, T40140 e T40170 são os garfos porta-paletes com orientação lateral, o gancho grua, a extensão da lança e o guincho.

Sem comentários:

Enviar um comentário