sexta-feira, 2 de novembro de 2007

BOBCAT - NOVAS MINI-ESCAVADORAS



A Bobcat® acaba de lançar uma versão optimizada da mini-escavadora 323 e um modelo completamente novo, a 321. Em conjunto com o modelo 319 de 1,3 toneladas, as novas mini-escavadoras Bobcat® 321 e 323 foram concebidas para oferecer uma prestação ainda melhor na categoria de 1-2 toneladas, com ciclos de trabalho rápidos e um alto nível de produtividade.

Equipada com capota aberta, a mini-escavadora Bobcat® 321 tem um peso operativo de 1476 kg e oferece uma profundidade máxima de escavação de 2236 mm, uma altura de descarga de 2505 mm e um alcance de 3943 mm. Com um peso de 1516 kg (versão com capota aberta), o modelo 323 incorpora um braço mais comprido, atingindo uma profundidade máxima de escavação de 2337 mm, uma altura de descarga de 2581 mm e um alcance de 4038 mm.

Tal como na mini-escavadora 319, os novos modelos 321 e 323 apresentam o novo design “cilindro sobre a lança”, que oferece uma maior protecção e um rendimento superior. Dado que o cilindro se encontra na parte superior da lança, fica protegido quando se realizam trabalhos em espaços reduzidos ou se utilizam acessórios. Para além disso, tanto as tubagens auxiliares montadas junto à parte superior do cilindro como as que estão na base da lança estão mais protegidas.

Nos modelos onde o cilindro se situa na parte superior da lança, a carga transfere-se directamente de um cilindro para o outro, reduzindo assim a torção da lança e tornando-a mais ligeira, sem afectar a sua durabilidade. A estrutura mais ligeira da lança, combinada com uma melhor distribuição do peso na parte traseira da máquina, permitiram desenvolver capacidades de elevação líderes na sua categoria, tornando possível colocar mais peso no balde durante os trabalhos de escavação.

O novo grupo de trabalho e a lâmina foram concebidos de forma a que o balde possa entrar em contacto com a lâmina, permitindo assim ao operador desviar o material à sua frente, melhorando o trabalho de nivelamento e as operações de limpeza com as máquinas.

Um circuito hidráulico auxiliar faz parte do equipamento de série nos modelos 321 e 323. Uma válvula selectora permite ao operador alternar entre o retorno directo ao depósito ou circuito bi-direccional. As tubagens auxiliares estão equipadas com ligações rápidas planas para evitar que entre sujidade nas tubagens.

O chassis inferior extensível de série das escavadoras Bobcat® 321 e 323 permite aumentar a largura nos rastos de 980 mm na posição estreita para 1360 mm, proporcionando assim uma excelente estabilidade nas actividades de escavação e carga. Ao contrário dos modelos anteriores, as extensões da lâmina já não são componentes independentes, mas sim extensões deslizantes da mesma. Agora já não é necessário desmontá-las da lâmina, pelo que se ganha espaço de armazenamento na cabine debaixo do assento, onde normalmente eram guardadas.

Tal como em todas as mini-escavadoras Bobcat®, nos modelos 321 e 323 a área do operador é espaçosa e confortável, com grande visibilidade tanto nas versões com cabine fechada como nas versões com capota aberta. Para além disso, todos os comandos estão convenientemente situados para facilitar o manejo da máquina.
Para além destas comodidades, o operador desfruta de um “local de trabalho” mais agradável, graças ao isolamento acústico e à excelente configuração do motor, o que se traduz num nível de pressão acústica de apenas 76 dBA.

As mini-escavadoras Bobcat® 321 e 323 incorporam duas velocidades de série, com pedais de deslocação que proporcionam um controlo preciso até à velocidade máxima de 3,3 km/h. Os circuitos hidráulicos auxiliares para os martelos e outros acessórios controlam-se através do pedal esquerdo. O interruptor de selecção da segunda velocidade encontra-se na alavanca de comando da lâmina para facilitar o manejo quando se trabalha com a lâmina.

Os rastos de borracha com 200 mm de largura são adequados também para uso em relva, e distribuem o peso operativo das mini-escavadoras sobre uma superfície maior, exercendo menor pressão sobre o terreno, minimizando assim danos nos jardins, zonas pavimentadas e outras superfícies sensíveis.

Equipada com um motor diesel Kubota D722 de 9,9 kW, as mini-escavadoras Bobcat® 321 e 323 incorporam vários elementos novos, nomeadamente, a bomba, os motores de deslocação e o anel de giração.

As máquinas utilizam componentes que necessitam de pouca ou nenhuma manutenção e, graças à grande porta traseira, pode aceder-se facilmente aos pontos de verificação e de manutenção do motor, aos filtros e à bateria. A porta traseira e as outras tampas de acesso estão equipadas com fechos para evitar actos de vandalismo. Os modelos 321 e 323 têm lubrificação central para o anel de giração, carreto de giração e o cilindro de deslocação lateral.

Breves especificações - Mini-escavadoras Bobcat® 321 / 323
Peso operativo com capota aberta, rastos de borracha e balde (kg) 1476 / 1516
Peso operativo com cabina fechada, rastos de borracha e balde (kg) 1599 / 1630
Peso de reboque da escavadora c/ cabine fechada e balde adicional (kg) 1644 / 1675
Profundidade máxima de escavação (mm) 2236 / 2337
Altura de descarga (mm) 2505 / 2581
Alcance ao nível do solo (mm) 3943 / 4038
Velocidade de deslocação baixa (km/h) 2,18 / 2,18
Velocidade de deslocação alta (km/h) 3,31 / 3,31
Caudal hidráulico auxiliar (l/min) 33,8 / 33,8
Largura do chassis inferior, recolhido / extendido (mm) 980 / 1360Motor diesel Kubota Tier II, com refrigeração por líquido, de 9,9 kW a 2500 rpm

Sem comentários:

Enviar um comentário