segunda-feira, 31 de maio de 2010

DOOSAN - DX700LC "a maior das maiores"


A nova DX700LC, a maior das escavadoras de rastos da Doosan, está desenhada e construída para responder às necessidades de aplicações de trabalhos pesados em minas e pedreiras, bem como outros projectos de construção de infra-estruturas de grande dimensão. Oferece várias características que garante valor acrescentado aos utilizadores, como uma produtividade excepcional, conforto de nível superior para o operador, fiabilidade e durabilidade melhoradas e maximiza o tempo de trabalho.

O design dos rastos compridos, combinado com a expansão do chassis à sua máxima largura de trabalho de 4.000 mm, oferece estabilidade e segurança óptimas em todo o tipo de aplicações de escavação, elevação ou carga.

Amplitude de trabalho e força de escavação
Para responder às exigências de diferentes mercados, três braços de variadas dimensões estão disponíveis para a DX700LC. Equipada com o braço de 2.900 mm, aprovado pela UE, a DX700LC oferece uma profundidade de escavação máxima de 7.765 mm, uma altura de escavação máxima de 12.080 mm e um alcance máximo de escavação de 8.180 mm. O raio mínimo de rotação de giro é de 4.090 mm.

A força de escavação no balde é de 33,3 toneladas, enquanto que no braço é de 27,0 toneladas. A característica do botão de sobre potência aumenta ambas as forças em cerca de 9%. Graças ao elevado binário de rotação de giro (21,940 kgf.m), a DX700LC pode trabalhar eficientemente em declives. A velocidade de rotação de giro máxima é de 7,1 RPM.

Motor
A DX700LC está equipada com o motor turbo diesel Isuzu AH-6WG1X “common rail” de seis cilindros que garante 345 kW (463 HP) a uma rotação máxima de 1800 RPM. O binário máximo é de 202 kg.m às 1500RPM. O motor Isuzu cumpre todas as exigências da EPA Tier III e é certificado pelo EU Stage III. O sistema de injecção de combustível de alta pressão, combinado com a recirculação dos gases de escape, melhora a eficiência e ao mesmo tempo reduz as emissões de partículas e de óxido de nitrogénio. O sistema de controlo electrónico e-EPOS fornece uma excelente potência com consumos de combustível reduzidos em todas as operações de trabalho.

Para assegurar que o motor e o sistema hidráulico são convenientemente arrefecidos a todo o momento, o DCFC – Controlo de Arrefecimento da Ventoinha Doosan controla a velocidade da ventoinha, com base na temperatura do óleo hidráulico e do líquido de refrigeração do radiador. Uma válvula reguladora ED controla o caudal do óleo hidráulico dentro da bomba da ventoinha. Sensores de monitorização sonoros e visuais avisam o operador de temperaturas excessivas, enquanto um sistema de prevenção de sobreaquecimento é activado automaticamente se a temperatura do líquido de refrigeração do radiador atingir os 110º.


Sistema hidráulico avançado
Em conjunto com o motor, o sistema hidráulico da DX700LC está desenhado para garantir desempenhos excepcionais com economia no consumo do combustível. Um novo sistema de controlo garante a potência óptima e a eficiência para todas as condições de operação.

Modo Potência:
Trabalhos pesados de escavação e carga

Modo Standard:
Trabalhos pesados de descarga, geral e operação de um martelo
Controlo de distribuição do caudal (lança, rotação, etc.)

Modo Económico:
Trabalhos médios de escavação, carga e descarga

Modo Levantar:
Para levantar canos ou vigas

Uma bomba hidráulica de pistões com linha sensora de carga e um bloco de válvulas de centro fechado tornam possível um caudal hidráulico na medida correcta para um controlo suave e preciso das funções da máquina. A regeneração do caudal conserva energia e possibilita o aumento dos tempos de ciclo da lança e do braço. Os cilindros da lança e do braço são amortecidos nos seus fins de curso, para garantir uma operação suave, enquanto que o sistema de válvulas de retenção previne que a lança e o braço descaiam quando os controlos estão na posição neutra.

Um sistema automático de andamento de duas velocidades controla a velocidade do andamento e a força de tracção. Existem dois modos de deslocação, com uma velocidade máxima de 2,9 km/h no modo mais lento e de 4,6 km/h no modo mais rápido. A força de tracção é de 48,9 toneladas.

Conforto do operador
Como em todas as escavadoras Doosan, o conforto e segurança do operador receberam muita atenção. A DX700LC tem uma cabina muito espaçosa, equipada com controlos e instrumentação ergonómicos. Por ser uma máquina de grandes dimensões, foi dada especial atenção ao ruído de modo a mantê-lo no mínimo, melhorando o isolamento do compartimento do motor e utilizando em grandes quantidades materiais que abafam o ruído. O nível de ruído no ouvido do operador é de 76 dB(A) enquanto que o nível de ruído para quem está junto à máquina é baixo: 107.7 LwA.

Fiabilidade e durabilidade
Todos os componentes simples e complexos foram concebidos, construídos e testados para garantir durabilidade. Os filtros de múltiplos estágios e outras funcionalidades, tais como as guardas dos rastos, o sistema de auto lubrificação e os elos de ligação dos rastos auto lubrificados e selados, são desenvolvidos para fornecer fiabilidade de nível superior e um longo tempo útil de serviço.

Manutenção
Os intervalos de manutenção do motor são de 500 horas e a DX700LC também partilha os intervalos alargados de lubrificação de toda a gama de escavadoras Doosan. A lubrificação é simplificada graças ao ponto de lubrificação centralizado frontal e os pontos de lubrificação dos braços estão agrupados para um acesso mais fácil. Os filtros de separação de água e o filtro de óleo do motor localizam-se ambos na zona da bomba hidráulica para um acesso facilitado a partir do solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário