quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Reciclagem - restos de madeira em energia

Ao contrário do que muitos possam pensar, a utilização de restos e aparas de madeira para abastecer uma central eléctrica é uma actividade muito respeitadora do meio ambiente. Primeiro, por que se trata de um recurso renovável que de outro modo não se aproveitaria e segundo porque é completamente neutro quanto a emissões de CO2. A TEGRA, uma empresa de energia Suiça, utiliza este material para gerar 350.000 megawatts por hora de energia ao ano. Com esta inovadora iniciativa, recebeu o prestigioso premio Watt d´Or na Suiça. As máquinas CAT® formam parte desta história de sucesso.

A TEGRA foi fundada em 2004 e logo ao final de 2 anos, colocou em funcionamento a primeira caldeira da sua estação de geração de energia eléctrica a vapor, alimentada com restos e aparas de madeira. Em 2008 uma terceira caldeira começou a gerar energia. Em média, as 3 caldeiras geram 128.000 megawatts por hora de electricidade, o que corresponde ao consumo anual de 27.000 lares e 220.000 megawatts por hora de energia térmica, que correspondem ao consumo anual de 23.000 lares. A fábrica fornece electricidade e vapor de processamento a uma serração e uma indústria química, ambos nas imediações e ajuda a redução ao mínimo do consumo de combustíveis fosseis.

A pá de rodas da CAT® abastece as caldeiras.A fábrica queima por ano aproximadamente 260.000 toneladas de restos de madeira. Na TEGRA existe uma frota de dumpers e reboques para transportar todos estes restos de madeira (aparas, serrim, etc…), desde diferentes locais até à fábrica. Cada dia são processadas 80 toneladas ou 2.100 metros cúbicos de restos de madeira em três turnos, entre as 05:00 da manhã e as 23:00 da noite.
Para abastecer a sua primeira caldeira, a TEGRA adquiriu uma pá de rodas CAT®. A 962H provou ser uma ferramenta fiável com uma excelente disponibilidade. “A assistência pós venda do distribuidor local CAT®, AVESCO, é estupendo” confirma Klaus Aulbach (na foto), coordenador da logística da TEGRA

Recentemente foi adquirida uma manipuladora de materiais, CAT® M322D MH e uma trituradora de restos de madeira para processar troncos de baixa qualidade, paletes e madeira da construção, sem pintura.

Com 3 caldeiras em funcionamento e um volume de processamento de 2.100 metros cúbicos de combustível por dia, rapidamente chegou o momento de adquirir uma segunda pá carregadora de rodas. “Equipa que ganha não sem mexe”, foi o comentário de Klaus Aulbach sobre a compra de uma 966H da Caterpillar.

Fornecida pela AVESCO, a pá carregadora esta equipada com um balde gigante (12 metros cúbicos) para restos e aparas de madeira. Por motivos de segurança, a TEGRA desenvolveu um sistema de câmaras para o ecrã da pá carregadora de rodas 966H. Ainda que pareça um periscópio de um submarino a surgir sobre o tecto da 966H, tratam se de 2 câmaras. Se o operador da máquina faz marcha atrás, no ecrã da cabina pode se ver tudo o que ocorre na parte traseira da máquina. Quando a máquina se desloca para a frente a vista do ecrã muda para uma imagem frontal.

Ainda que o principal objectivo de utilização da pá de rodas seja a mistura dos diferentes restos de madeira, a mesma é também utilizada para outras funções (abastecer caldeiras ao descarregar o material misturado nas silos do deposito de alimentador).
O satisfatório consumo de combustível e o extraordinário serviço de assistência pôs venda oferecido pela AVESCO são algumas das razões pela qual a TEGRA continuará a utilizar os equipamentos CAT® em futuros projectos de estações de energia térmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário