terça-feira, 15 de julho de 2008

Novas Oportunidades na Gestão de Resíduos de Construção e Demolição


A CENTROCAR organizou no dia 11 de Julho, durante a manhã, o Seminário “Novas oportunidades na Gestão de Resíduos de Construção & Demolição” que teve lugar no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. O evento, que contou com o apoio AECOPS - Jornal da Construção, reuniu especialistas da área que apresentaram temas relacionados com o novo decreto-lei, o panorama nacional, o licenciamento de centrais de triagem, ferramentas de trabalho e casos práticos. A abertura do evento esteve a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente que abordou o tema “A Gestão de Resíduos em Portugal”.
.
Com esta iniciativa a CENTROCAR pretende informar e sensibilizar as empresas ligadas à Reciclagem para o novo quadro legislativo relativo à Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD’s) que entrou em vigor no passado dia 11 de Junho. O novo regime de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição é aplicado às operações de gestão de resíduos resultantes de obras ou demolições de edifícios, abrangendo a sua prevenção e reutilização, assim como, as suas operações de recolha, transporte, armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação. O decreto-lei n.º 46/2008 de 12 de Março responsabiliza todos os intervenientes no ciclo de vida dos resíduos de construção e demolição. Além de obrigar a adaptações dos actuais operadores, o novo quadro legal apresenta também novas oportunidades para empresas nesta área da Gestão de Resíduos. João Caixinhas da CEIFA-Ambiente apresentou o novo quadro legal, as imposições e as mudanças que advêm deste novo decreto-lei.
.
Para além dos aspectos legislativos, o seminário também abordou o tipo de infraestruturas e ferramentas necessárias e as formas de logística mais adequadas a uma gestão integrada de materiais e resíduos em obra. Para perceber que tipo de infraestruturas são necessárias construir Pedro Mimoso da Visa Consultores demonstrou qual é o processo para a construção de uma central de triagem, enquanto que a Valnor, através de Cláudia Simões apresentou o trabalho que têm vindo a desenvolver na recolha, tratamento e deposição de RCDs no sistema multimunicipal em que estão inseridos na região de Portalegre.
.
Para o tratamento e separação dos RCDs são necessárias ferramentas específicas, como o equipamento da Terex Finlay que possui uma linha completa para reciclagem, lavagem, britagem e crivagem de produtos resultantes da demolição. A gama de produtos da Terex Finlay foi descrita pela CENTROCAR referindo cada tipo de máquina e a sua especialidade dando relevância à sua flexibilidade e capacidade para produzir materiais que anteriormente seriam considerados lixo.
.
A CENTROCAR distribui em exclusivo o equipamento da Terex Finlay em Portugal desde 2006, segundo Pedro Mieiro, Director-geral da CENTROCAR, “a nossa empresa foi uma das primeiras da área da maquinaria a considerar o desafio da reciclagem como uma nova oportunidade de negócio. No espírito de uma gestão com visão de futuro, sabemos que o mercado da reciclagem irá ter, nos próximos anos, uma grande evolução. Com a representação da Finlay estamos preparados para oferecer soluções mais completas aos nossos clientes”.
.
Abaixo os links para poder aceder às apresentações do seminário:
1ª Apresentação
REGIME JURÍDICO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
APA - Agência Portuguesa do Ambiente
APRESENTAÇÃO: http://www.centrocar.pt/seminario/1_APA.pdf

2ª Apresentação
PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS - IMPOSIÇÕES DO DL 46/2008
CEIFA Ambiente
APRESENTAÇÃO: http://www.centrocar.pt/seminario/2_CEIFA.pdf

3ª Apresentação
PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA CENTRAL DE TRIAGEM DE RCDS
VISA Consultores
APRESENTAÇÃO: http://www.centrocar.pt/seminario/3_VISA.pdf

4ª Apresentação
SISTEMA DE RECOLHA, TRATAMENTO E DEPOSIÇÃO DE RCDS NO SISTEMA MULTIMUNICIPAL
VALNOR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA
APRESENTAÇÃO: http://www.centrocar.pt/seminario/4_VALNOR.pdf

5ª Apresentação
FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS
CENTROCAR
APRESENTAÇÃO: http://www.centrocar.pt/seminario/5_CENTROCAR.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário