quinta-feira, 13 de março de 2008
VOLVO Pá Carregadora de Rodas - Sistema Hibrido
A VOLVO Construction Equipment apresentou ao público o protótipo de Pá Carregadora de Rodas com uma motorização inovadora… um sistema HIBRIDO!!!
O modelo L220F apresentado na ConEXPO (Las Vegas) está equipado com um motor eléctrico, que melhora o consumo de combustível, através do seu funcionamento quando em baixa rotação, situação onde o tradicional motor diesel não é eficiente. Em alta rotação o motor diesel é aproveitado também para recarregar o sistema eléctrico de baterias.
A VOLVO diz que o seu “Integrated Starter Generator (ISG)”, Gerador de Arranque Integrado (nossa tradução, sujeita a melhor referenciação), é um sistema que permite reduções de consumo de aproximadamente 10%, assim como oferece uma melhor potencia global e uma melhor performance. Ao standard 260 kW do VOLVO D 12 diesel, o ISG acrescenta até 50 kW de energia.
Além de trabalhar em baixa rotação, o ISG entra em funcionamento também quando o motor não está a trabalhar em carga (ou ao “ralenti”). Segundo informações da VOLVO, uma pá carregadora de rodas pode despender até 40% do seu tempo de funcionamento nesta ultima situação (motor não está a trabalhar em carga). O ISG permite que o motor diesel esteja desligado durante estes períodos, enquanto o sistema eléctrico mantém em funcionamento outros sistemas tais como o do ar condicionado. Quando o trabalho começa, o motor diesel arranca quase instantaneamente.
A VOLVO refere ainda, que a utilização reduzida do motor diesel, aumenta a vida útil do mesmo.
Os primeiros modelos estarão em comercialização em 2009. Segundo o responsável do projecto Arvid Rinaldo, estes poderão incluir também sistemas de travagem regenerativos, que utilizam a energia criada na travagem para carregar as baterias. Isto permitirá aumentar a economia no consumo.
Noticia retirada do site da KHL (click na foto acima para ler original em inglês.)
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